Terra Brasil

Feed

Loading...

sexta-feira, 9 de Março de 2012

Guitarra (os Maiores Guitarristas do Mundo



Guitarra: a maior arma do Rock


A Guitarra Elétrica é um instrumento movido a eletrecidade (O RLY?!) que tem seis cordas. Ela é usada em todos os estilos musicais que não tem instrumentos acústicos, e muitas vezes é o instrumento que mais fica em destaque, sendo também o maior símbolo do Rock, já que 96% das pessoas quando ouvem a palavra "Rock" pensam numa Fender Stratocaster, o modelo de guitarra mais famoso do mundo (a guitarra ao lado).

A Fender Stratocaster foi projetada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e se tornou um ícone do Rock quando o guitarrista Jimi Hendrix começou a usá-la. Como Jimi era um grande músico na época, algumas pessoas e publicitários começaram a associar este modelo de guitarra ao Rock, fazendo a Stratocaster e a imagem da guitarra entrarem no sub-consciente humano e serem associadas ao Rock, fazendo este instrumento ser o ícone-mor do estilo.

Alguns músicos já deram suas opiniões sobre a Stratocaster, como Eric Clapton:"Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura" e Keith Richards: "Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo Fender, que fez este instrumento para tocarmos". Além disso a Fender é/foi usada por Maurice Gibb (Bee Gees), Adrian Smith (Iron Maiden), Alex Lifeson (Rush), David Gilmour (Pink Floyd), Dick Dale, George Harrison (The Beatles), Jeff Beck (Yardbirds), Jimmy Page (Led Zeppelin),John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Keith Richards (Rolling Stones), Pete Townshed(The Who), Richie Sambora (Bon Jovi), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Steve Howe(YES), The Edge (U2), Tom Morello (Audioslave), Yngwie Malmsteen, etc.


Os maiores guitarristas do mundo

Jimi Hendrix
Banda: The Jimi Hendrix Experience
País: EUA
Estilo: Rock Psicodélico
Título recebido: Melhor guitarrista do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Purple Haze

A história de Hendrix começou quando participava de bandas menos conhecidas, que serviram pra adquirir experiência como músico, além de ter recebido muita influência do Blues. Então o músico foi descoberto por Char Chandler do grupo The Animals, que ajudou Jimi a formar o The Jimi Hendrix Experience. Com o lançamento do CD "Are You Experienced?", Jimi Hendrix conseguiu sucesso e reconhecimento. E detalhe: o CD só não ficou em 1º lugar nas paradas porque os besouros Beatles já existiam.

A imagem de Jimi Hendrix foi imortalizada quando o músico foi convidado por Paul McCartney a tocar num festival em Londres. Neste dia Jimi tocou, fez seu barulho, e no final do show quebrou a sua guitarra lançando-a contra o chão. Este fato lhe rendeu fama pra ele mesmo e pro modelo da guitarra, que era justo uma Fender Stratocaster.

Depois de umas brigas internas, o Jimi Hendrix Experience se dissolveu, mas pouco tempo depois o músico formou uma nova banda chamada Gypsy Suns and Rainbows, e participou do famoso Festival de Woodstock. E muito tempo depois Jimi morreu aos 27 anos engasgado no próprio vômito, provocado por ninguém sabe o quê. Se quiser mais detalhes, leia A Maldição 27.

Jimmy Page
Banda: Led Zeppelin
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O cara
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Stairway to Heaven

Jimmy Page é tido como o criador do Rock britânico, influenciando todos os artistas que surgiram entre 1963 a 66. O músico havia sido convidado duas vezes a tocar com o Yardbirds, que já havia feito parceria com Page na produção do single "Beck's Bolero". Cedendo aos pedidos, Jimmy acabou entrando para o Yardbirds, que mudaram o nome para Led Zeppelin assim que o guitarrista integrou o grupo. Jimmy foi o autor de riffs que deram origem ao chamado Hard Rock, influenciando muitos artistas. Então, pela década de 80 o Led Zeppelin acabou, fazendo com que Page fizesse parceria com vários artistas pra garantir seu ganha-pão. Fez até um Acústico MTV, quando a MTV ainda era MTV.

Eric Clapton
Banda: Cream, anteriormente Yardbirds
País: Inglaterra
Estilo: Rock antigo
Título recebido: Slowhand, ou Deus da guitarra
Guitarra preferida: Blackie, nome carinhoso a sua Fender Stratocaster
Música característica: Tears in Heaven

Eric Clapton é um homem mundialmente famoso por... quase ninguém sabe que ele era guitarrista, pois seu nome ficou mais famoso que ele próprio. Eric começou a tocar guitarra desde cedo, até que na maioridade integrou o Yardbirds. Depois ele saiu do grupo por achar que o Yardbirds estava optando por um caminho mais Pop. Se bem que a banda se transformou em Led Zeppelin depois... mas isso é detalhe. Clapton depois do Yardbirds formou a banda Cream, onde foi nomeado o melhor guitarrista da Grã-Bretanha. Você leitor pode pensar consigo mesmo: "Ah, não é pra tanto...", e não era mesmo. Depois veio Hendrix para salvar a humanidade deste equívoco. Enquanto isso Clapton conseguia ter seu nome mais famoso que ele próprio, tocando com Lynyrd SkynyrdDerek & The Dominos e outros.

Brian May
Banda: Queen
País: Inglaterra
Estilo: Rock
Título recebido: O guitarrista intelectual
Guitarra preferida: Red Special (criada pelo próprio)
Música característica: We will, we will rock you! TUM TUM TÁ!

Brian May é um raro exemplar de guitarrista que tem talento escolar, visto que a maioria dos músicos só se tornam músicos por falta de interesse na escola e só ter interesse em farrear. Brian é tão intelectual que se formou em ciências físicas e matemáticas, e até tinha começado a fazer um doutorado de astrofísica. Depois o seu sonho de ser músico falou mais alto, e começou a guitarrear no Queen, deixando sua vida pacata de nerd loser pra trás.

No final, Brian só serviu de apoio para a carreira de Freddie Mercury alavancar até ele ser o vanguardista do Movimento GLS. Brian é um caso de ofuscamento pela estrela maior: o vocalista da banda.

Joe Perry
Banda: Aerosmith
País: EUA
Estilo: Hard Rock
Título recebido: Guitarrista do Aerosmith (só é conhecido por isso)
Guitarra preferida: Gibson SG customizada
Música característica: Crazy, crazy, baby, I go crazy...

Joe Perry é outro guitarrista desconhecido e ofuscado pelo brilho do vocalista da banda, assim como Brian May. Foi Steven Tyler e seu bocão quem roubou a fama de Joe, mesmo tendo ido feio a vida inteira e com cara de velha nos anos seguintes. Fora tudo isso, Perry teve mais sorte que Brian May: ele é conhecido por ser o maior colecionador de guitarras customizadas, e tem até uma com o rosto de sua esposa Billie Perry. Joe também é conhecido pelo jogo Guitar Hero: Aerosmith, já que Joe é o guitarrista da parada.

Carlos Santana
Banda: Santana
País: México
Estilo: Rock e outros ritmos
Título recebido: O único músico mexicano de valor rockeiro
Guitarra preferida: PRS Santana II (guitarra própria)
Música característica: Well All Right

Diziam as más línguas que, por não haverem rockeiros mexicanos, éramos obrigados a aguentar o RBDThalíaShakira (mesmo que ela seja colombiana) há um temp atrás. Diziam isso porque todos acham que Santana veio dos EUA com Jimi e outros comoThe DoorsJanis Joplin e o pessoal hippie. México não é um lugar muito True, não é? E deve ser por causa desse julgamento que Santana é um homem que está entre o Rock e o Pop, com parcerias variadas desde Kirk Hammett e Eric Clapton àJennifer Lopez e Michael Jackson. Mas o seu lugar mesmo é no Rock, já que foi tocar no Festival de Woodstock e seu som não é nem um pouco pop. Santana tem apenas mente aberta, coisa que headbanger às vezes não consegue ter. É um exemplo louvável de artista, mas não muito aconselhável pelas críticas.

Slash
Banda: Guns N' Roses, atualmente Velvet Revolver
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O guitarrista mais estiloso do mundo
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Sweet Child O' Mine

Slash integrou o Guns N' Roses, e talvez tenha sido o primeiro guitarrista do mundo a ficar mais conhecido que o vocalista da banda. E não é pra menos: seu visual era composto por uma cartola grande, jaqueta, calça jeans apertada e um cabelão que escondia todo seu rosto. Mas seu visual era apenas uma das suas características, pois seu estilo se tocar era quase idêntico ao de Joe Perry, Jimmy Page e Brian May. Slash saiu do Guns por causa de desentendimentos com Paul Tobias, o músico recém-contratado por Axl Rose que Slash não se simpatizou, além de já estar cansado do ego de Axl. Depois de sua saída, Slash fundou o Slash's Snakepit, e a partir de 2004 formou o Velvet Revolver.

E além de tuudo isso, Slash é mais conhecido pelos jovens por causa da sua imagem ser usada no jogo Guitar Hero, e também ter duas músicas do Guns no repertório do jogo: "Welcome To The Jungle" e "Sweet Child O' Mine", ambas com grande presença dos solos de Slash. Parabéns (mentira).

Eddie Van Halen
Banda: Van Halen
País: Noruega
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: O melhor guitarrista da década de 80
Guitarra preferida: Superstrat
Música característica: Eruption

Eddie Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. É o líder da banda Van Halen, que tem como baixista o seu filho Wolfgang Van Halen e seu irmão baterista Alex Van Halen. Os primeiros CDs do Van Halen foram Van Halen I e Van Halen II, e em 1998 lançaram o oitavo disco Van Halen III e......... PUTAQUEPARIL! Cansei de falar Van Halen! Van Halen, Van Halen, Van Halen! Já tive o bastante de Van Halen por hoje! Agora este autor vai acabar de vez com Van Halen e não vai mais falar do Van Halen, nem do Eddie Van Halen, nem do Wolfgang Van Halen, nem do Jan Van Halen! Próximo guitarrista!

Joe Satriani
Banda: Deep Purple, atualmente é guitarrista solo
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O mestre jedi da guitarra
Guitarra preferida: Ibanez JS
Música característica: Smoke on the Water Summer Song

Joe Satriani foi um dos vários integrantes da banda Deep Purple, e também é conhecido como o Mestre Yoda da guitarra. Ele passou seu conhecimento aos maiores guitarristas do mundo e jedis: foi mestre de Alex Skolnick doTestament, mostrou suas técnicas a Kirk Hammett doMetallica, e ensinou Steve Vai a colocar cordas numa guitarra Floyd Rose - o que explica a amizade dos dois. Joe é tão fodão que não precisa de voz e nem nada nas suas músicas, só a bateria. E a melhor parte é que seu sucesso não foi perdido quando o Pop conseguiu dominar o mundo, mesmo que seus trabalhos sejam apenas instrumentais.

Uma vez Joe teve uma ideia genial de chamar Steve Vai para fazer um projeto paralelo chamado G3, onde Steve, Joe e mais algum guitarrista convidado fariam um trio de guitarristas em turnê pelo mundo. Um desses guitarristas convidados é o que está abaixo:

John Petrucci
Banda: Dream Theater
País: EUA
Estilo: Heavy Metal e Metal Melódico
Título recebido: O homem que aprendeu sozinho
Guitarra preferida: Ernie Ball Music Men
Música característica: Trial of Tears

John é um guitarrista que surgiu na cena do Progressivo, em meados dos anos DC com sua banda Dream Theater. Ele aprendeu a tocar guitarra sozinho, quando na sua infância não conseguia dormir por causa de sua irmã que ensaiava órgão. Com desejo de vingança, John pegou uma guitarra e começou a fazer uma guerra de barulhos com sua irmã, fazendo uma guerra que durou semanas. Ela só teve fim quando o espírito de Hendrix encarnou em John, o que o fez tocar uma nota tão ensurdecedora que quebrou todos os vidros da casa. Por causa disso John ficou proibído de tocar qualquer instrumento, enquanto sua irmã não recebeu nenhuma punição. O irmão mais velho é sempre o culpado mesmo.

Até que chegou o dia que Kevin Moore convidou Petrucci a participar de um projeto de aparelho doméstico parecido com Home Theater de uma banda chamada Dream Theater. Depois foi convidado a participar do G3 e atualmente continua quebrando vidros e outros materiais frágeis com seus solos vituosos.

Steve Vai
Banda: Freelancer profissional, mas já tocou com Whitesake, David Lee Roth e Frank Zappa
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O rei dos trocadilhos
Guitarra preferida: Ibanez JEM
Música característica: "Aonde quer que eu vá, levo você, no olhaaaaar..."

Steve nasceu com um destino de ouro: ser reconhecido por todos pelo seu trabalho. Foi participando com seu amigo Satriani da turnê de guitarristas G3 que ele conseguiu reconhecimento. Mas o que nenhuma Mãe Dinah esperava é que ele seria mais reconhecido ainda pelo sobrenome. O coitado se chama VAI. Muitas pessoas fazem trocadilhos infames com o nome dele, como:

- O Steve tem Ibanez, o Mel Gibson
- O Steve Vai cortar a grama, mas o André Matos
- O Steve Vai de Honda, a Daniele Suzuki.
- Steve é americano, e o Renato Russo.
- O Steve Vai casar ano que vem, mas a Marjorie Estiano.
- O Steve vai fazer o que a Betty Faria.


- Steve, Vaaaai!
Mas os verdadeiros fãs de Rock conhecem Steve pela suas obras, não pelos trocadilhos. Algumas músicas de Steve são, são, éé, são... tem uma que é..... éééé.... bom, tem aquela........ aquela lá..................... próximo guitarrista.

Yngwie Malmsteen
Banda: Carreirista solo
País: Suécia
Estilo: Metal e o que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: Um dos guitarristas mais posers virtuosos do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Black Star

Yngwie é sueco, tem um nome horrível, sempre foi fã do Deep Purple e de Ritchie Blackmore (um guitarrista do Deep que não listado até agora), e teve influência de vários artistas de Metal famosos, como MozartDivaldi e Beethoven. Isso o impulsionou a misturar a Música Clássica com o Rock, se espacializando na arte do Metal Melódico. Com esse estilo, Yngwie já fez várias disputas com Jens Johansson, ex-Stratovarius para testar os níveis de virtuosidade de suas habilidades.

Houve um momento na sua vida em que ele bateu seu carro e ficou 1 mês em coma, e perdeu o movimento das mãos. E pra completar esse momento feliz, o guitarrista recebeu a notícia de que sua mãe havia morrido de câncer. Essa foi a hora da música de Raul Seixas "Tente Outra Vez" entrar em ação. Yngwie recuperou o movimento das mãos e fez o disco "Odissey", o quarto de sua carreira solo. O disco não foi lá aquelas coisas, já que ficou com a sonoridade tão comercial quanto os discos seguintes, mas no 8º CD, Yngwie voltou ao normal. E neste meio tempo ele já ficou consagrado como um dos maiores guitarristas do mundo, e até convidado para integrar o G3, a banda provisória de um trio de guitarristas. A parceria de Yngwie, Satriani e Vai rendeu o disco "Rockin in the Free World", um clássico lembrado por muitos rockeiros.

E YNGWIE NÃO É POSER!

Kirk Hammett
Banda: Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: Um dos maiores guitarristas... você sabe.
Guitarra preferida: ESP KH-2
Música característica: Enter Sandman

Kirk era um guitarreiro que queria ser igual a Jimi ou Santana, mas como vemos hoje, não conseguiu. Mas pra compensar, Kirk teve umas aulinhas com Joe Satriani, e sempre buscou aperfeiçoar cada vez mais a sua habilidade, até isso se tornar obcessão, O músico chegava a desmontar todos os seus instrumentos à procura da arranhada perfeita. Esse distúrbio só acabou quando ele comprou sua Gibson Flying V. Depois ele resolveu trabalhar sério, e em 1982 fundou a banda Exodus.

Pensando que tudo nada podia melhorar, Kirk foi convidado a integrar o Metallica, e nem pensou duas vezes pra aceitar. A notícia ruim foi para o antigo guitarrista Dave Mustaine, que foi despedido da banda no mesmo dia da admissão de Kirk. O ex-guitarrista Mustaine saiu jurando vingança, mas isso é assunto pro próximo tópico. Enquanto isso, Kirk ajudou o Metallica a ser um dos 4 Grandes do Thrash Metal, junto com SlayerAnthrax e Megadeth. Mas espere, o Megadeth foi fundado pelo guitarrista despedido Dave Mustaine. Será essa a vingança que ele tinha falado? Vamos ver:

Dave MustaineBanda: Megadeth, anteriormente Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal/Speed Metal
Título recebido: O precursor do Speed Metal
Guitarra preferida: Jackson Flying V
Música característica: Symphony of Destruction

Dave Mustaine começou com sua carreira de artista quando ouviu Iron Maiden pela primeira vez (o Iron realmente muda a vida das pessoas). Então pegou uma guitarra, usou-a, cresceu, e viu um anúncio no jornal escrito "precisa-se de guitarrista para integrar o Metallica". Dave circulou a página com uma caneta vermelha e procurou Lars Ulrich para acertar os detalhes para integrar a banda, que o recebeu de braços mais-ou-menos abertos. Isso porque Dave sempre chegava bêbado e drogado nos ensaios, atrapalhando o progresso da banda. A situação estava se tornando cada vez mais insuportável, até que Dave chegou drogado e bêbado numa festa do Metallica levando seu cachorro, que mastigou o estofamento do carro de Ron McGovney. Resultado: briga entre Ron e Dave, sobrando até pros outros integrantes da banda - inclusive pra James Hetfield, que levou um soco na cara do guitarrista, que disse que todos estavam maltratando o seu pobre cachorro. Essa foi a gota d'água para o Metallica, que acabou expulsando Dave da banda e colocando Kirk Hammett no seu lugar.

Dave jurou vingança ao Metallica e decidiu criar uma banda melhor do que a de seus inimigos. Assim surgiu Megadeth. E mostrando mesmo que eram inimigos, as duas bandas sempre trocavam provocações em entrevistas. Em uma, Dave falou que Kirk roubou o cargo dele de guitarrista, mas que pelo menos tinha catado a namorada dele antes. Em resposta, James decidiu provocar Dave mostrando uma sugestão de logotipo para o recém-formado Megadeth:

As briguinhas continuaram por anos, até que ela se perdeu pelo tempo. Hoje Dave pode falar com os integrantes do Metallica tranquilamente, e vice-versa. Logicamente nenhum dos dois lados tem vontade de fazê-lo, preferindo ficar na mesma de sempre.

Angus Young
Banda: AC/DC
País: Escócia
Estilo: Hard Rock, Rock N' Roll, precursor do Heavy Metal, ou o que você preferir
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do anos 70
Guitarra preferida: Gibson SG
Música característica: Back in Black

Angus Young e seu irmão Malcolm Young (calma, não é como o Van Halen) tiveram a ideia de formar uma banda com um título bizarro, AC/DC, que só os entendidos e fãs do AC/DC sabem o que significa. Os brasileiros leigos falaram que é "Antes de Cristo/Depois de Cristo". Os pastores calhordas que defendem a ideia de que o Rock é satânico disseram que é "Anti Christ/Devil's Child" (Anti Cristo/Crianças do Demônio). O verdadeiro significado é "Alternating Current/Direct Current" (corrente alternada/corrente contínua), sigla tirada de uma máquina de costura. Lugar bom pra nomear uma banda, não é?!

O AC/DC nasceu com cinco integrantes, mas a banda logo conheceu um problema que acontece com muitas outras: entra-e-sai de integrantes - por isso nenhum guitarrista do Iron Maiden, foi citado até agora - mas Angus não mudou. A consagração de Young estava por vir quando o vocalsta Bon Scott morreu por "aspiração pulmonar de vômito", ou seja, morte ao estilo Jimi Hendrix. O AC/DC estava quase desistindo de continuar, mas Scott com certeza ia querer que a banda continuasse. Então Angus inventou o riff mais conhecido do mundo: "Back in Black". A voz rouca-aguda do novo vocalista Brian Johnson com o riff de Angus Young foram a melhor parceria musical da história dos hits. "Back in Black" ficou conhecida até pelos hereges, e o AC/DC ficou rico e consagrado como uma das bandas mais fodonas do mundo.

Jack White
Banda: White Stripes
País: EUA
Estilo: Rock
Título recebido: O homem que salvou o Rock (até parece...)
Guitarra preferida: qualquer guitarra estranha
Música característica: Seven Nation Army

Jack White é um homem estranho: tem uma tara pelo vermelho, branco e preto e tem uma certa paixão pelo número 3. O número 3 está presente no White Stripes quando vemos que a banda só usa três cores (vermelho, branco e preto e que ela só reproduz 3 sons (voz, guitarra e bateria). Alguns se perguntam o que Meg White faz no White Stripes, pois Jack poderia muito bem fazer uma carreira solo. Alguns acreditam que Jack quer Meg perto dele por ela ser sua mulher, ou irmã, ou seu robô de estimação.

Bizarrices e teorias à parte, Jack é um dos melhores guitarristas do mundo, claro que não chega aos pés de Kirk Hammett ou Angus Young porque Jack toca Rock, e só. O crédito de Jack se dá pelos seus riffs marcantes de "Icky Thump", "Seven Nation Army", "Blue Orchid", "The Hardest Button to Button", e outros singles. Jack também pode ser considerado o último rockeiro do mundo, já que o mundo está dominado pelo Pop. Ele também não merece o título de salvador do Rock porque ele já morreu desde o ano 2000. Então deixe Jack White apenas como um dos melhores guitarristas do Novo Testamento.

Kurt Cobain
Banda: Nirvana
País: EUA
Estilo: Grunge
Título recebido: o Espírito Santo da Santíssima Trindade e Rei do Grunge
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Smells Like Teen Spirit

Kurt não é nem de longe um dos melhores guitarristas do mundo. Era só um viciado em heroína que tinha pouquíssimos neurônios bons pra fazer solos virtuosos. Mesmo assim, Kurt foi consagrado pela revista Rolling Stone como um dos melhores guitarristas do mundo (a mesma revista que financiou o ensaio sensual da banda emo Nx Zero).

Tudo bem, Kurt pode não ser um dos melhores guitarrista do mundo, mas os seus riffs são bem marcantes e conhecidos. Seu riff de Smells Like é tão conhecido quanto o de "Back in Black", "Smoke on The Water", "Iron Man", "I Love Rock And Roll", "Purple Haze", "Enter Sandman", "Give It Away", "Eye Of Tiger", "Sweet Child O' Mine", "Satisfaction", "Ace of Spades", "Aces High", "Seven Nation Army", "Free Bird" [...]

Paul Stanley
Banda: KISS
País: EUA
Estilo: Rock and roll all nite and party everyday
Título recebido: Starchild
Guitarra preferida: Gibson customizada
Música característica: Rock and Roll All Nite

Paul Stanley é o homem por trás da máscara de estrela, o criador dos riffs do KISS. Provavelmente você nem sabia que ele era ele, pois o KISS também teve um entra e sai de integrantes. Mas tudo ficou escondido graças às máscaras. Mas se você teve a sorte (ou azar) de vê-lo sem máscara, apresento-lhe Paul Stanley, leitor, leitor, Stanley. Mas recomendo uma coisa:
NÃO CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!


MEU DEUS! é melhor ele continuar de máscara!

O problema é que Paul fica esquecido na banda por causa de Gene Simmons, o baixista. Gene é quem tem a maquiagem melhor, que tem a língua de tamanduá e quem cospe sangue. E também quem tem o baixo em forma de macahdo, que depois se tornou um modelo de guitarra para o Guitar Hero. Por causa de Gene, ninguém sabe de Paul.

Andreas Kisser
Banda: Sepultura
País: Brasil
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: O melhor guitarrista brasileiro
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: TERRITOREHHHHHHHHH!!!

Andreas é foi dito como o maior guitarrista do Brasil, que sabe tocar até a música tema do programa Sílvio Santos no seu violão metalizado. Andreas coleciona em seu currículo várias parcerias, entre elas Edgard Escandurra do Ira!Caetano Veloso (guitarra também serve pra fazer solo de MPB), Frejat, Clemente doInocentesSkank, entre outros. Mas o que tem a ver Caetano com Andreas? Acontece que todo guitarrista brasileiro tem influência de ritmos "raízes" como Bossa Nova e MPB. Os sertanejos, bregas e sambistas formaram a base para a virtuosidade no som de guitarristas brasileiros como Andreas (Roots Bloody Roots!). Mas você ainda pode pensar que MPB e Heavy Metal não combinam. Isso é perfeitamente normal, eu também não sei como um mesmo país pode ter Krisiun e Chiclete com Banana ao mesmo tempo, ou Angra e Kelly Key, ou Wanessa Camargo e Plebe RudeCidade Negra eElba RamalhoMV Bill e Vitor e Leo. Eu posso continuar essas comparações até amanhã, então antes que eu me empolgue, próximo guitarrista:

Kiko Loureiro
Banda: Angra
País: Brasil
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais épico do Reino em Brasa onde canta o dragão a flamejar
Guitarra preferida: Tagima K1
Música característica: Carry On

Kiko junto com sua banda Angra dos Reis surgiram em uma boa fase no Rock, pois aproveitaram a onda de grupos comoHelloween e Gamma Ray que também faziam Power Metal. Ele ajudou a banda a incorporar estilos brasileiros à sonoridade, fazendo o Angra a ter personalidade, coisa difícil de ter com tantas bandas parecidas. E sem contar que, como bom guitarrista abençoado por Deus Metal, os solos de Kiko também conseguem quebrar vidros e materiais frágeis. Em uma gravação do show do "Rebirth World Tour: Live in São Paulo", Kiko conseguiu com seu solo de guitarra quebrar as lentes das câmeras digitais e os visores de celular do público. O público em vez de ficar bravo por ter perdido em média 7oo reais em equipamentos que quebraram, louvaram o Angra pelo som poderoso - depois de ter aceitado até o Angra ter feito 3 músicas-tema do Cavaleiros do Zodíaco....

Timo Tolkki
Banda: Revolution Renaissance, anteriormente Stratovarius
País: Finlândia
Estilo: Power Metal
Título recebido: O maior guitarrista, compositor e produtor da Finlândia (afinal, que outro homem FINLANDÊS tem essas três funções?)
Guitarra preferida: guitarras ESP
Música característica: Black Diamond

Timo Tapio Tolkki (TTT) é um guitarrista finlandês produtor e ainda compositor. Ou seja: foda (opinião não-pessoal). Timo também consegue além de quebrar vidros e materiais frágeis, os holofotes do seu próprio show (sorte que era dia). Mas como Timo é Timo, houve boatos de que a gargantilha de uma fã quebrou no show, e a gargantilha era de metal. Então é aconselhável não levar nada aos shows além de panos, borrachas e papel.

Mas houve um acontecimento que ninguém esperava: Timo foi diagnosticado comdistúrbio bipolar, quando o Stratovarius estava em uma separação temporária. Timo teve recuperação rápida, antes que sua segunda personalidade quisesse fazer um seriado na Disney, como Hannah Montana. Hoje Timo é líder da banda Revolution Renaissance, mas continua fazendo seus solos com 346356 notas por milésimo e quebrando vidraças de edifícios vizinhos à gravadora.

Edu Ardanuy
Banda: Dr. Sin
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do Novo Testamento
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Fire

Mesmo que você seja um True Holy Headbanger, você pode nunca ter ouvido falar de Dr. Sin, isso é normal. A banda é tão underground que nem os próprios fãs conseguem achar as músicas pela internet (foi difícil até pra este autor achar uma imagem boa dele). A princípio parece uma banda boba. Pelo nome... qualquer um acharia. Depois alguém vê o 1º CD do Dr. Sin e vê as faixas "You Stole My Heart", "Emotional Catastrophe" e "Lonely World", é quase impossível não pensar que é uma banda emo. Mas felizmente não é, e o Brasil com certeza não precisa de mais um chorão como patrimônio musical. O Dr. Sin é mais conhecido MESMO pelo guitarrista Edu, que chega a ser tão bom quanto Kiko Loureiro.

Herman Li
Banda: DragonForce, anteriormente Demoniac
País: China
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais fodástico do Guitar Hero
Guitarra preferida: Joystick em forma de guitarra do Guitar Hero
Música característica: Through The Fire And Flames

Herman Li nasceu abençoado pelo Grande Dragão Místico Chinês, teve seu chakra interior elevado ao extremo, e seu talento artístico tomou proporções sobre-humanas. Então Deus Metal o chamou a caminhar em sua estrada de glória, e Herman integrou a banda de Black Metal Demoniac. Depois da entrada de Herman Li, o Demoniac ficou até mais melódico, adicionando riffs rápidos e poderosos. E devido à mudança de sonoridade comparado ao Black Metal tradicional, todos os integrantes (menos um) saíram do Demoniac e formaram o DragonHeart. Só que o recém-formado DragonHeart tinha descoberto que já existia uma banda made em Brasil com o mesmo nome, e o grupo de Li mudou o nome para DragonForce.

O reconhecimento de Herman veio mesmo com o jogo Guitar Hero, que tinha a música "Through The Fire And Flames", considerada por muitos fãs nerds e geeks a música mais chata e impossível do mundo de tocar. Na verdade o Guitar Hero até simplificou o solo virtuoso de Li, pois ele consegue tocar 4657896578910265899826598256288621 notas por segundo, conseguindo tocar o tema do PacMan, do Street Fighter 2, Final Fantasy MDCCXXXIV, Sonic, Zelda: Twilight Princess e God of War 3 ao mesmo tempo. E para tocar tudo isso, Li tem como inspiração o melhor guitarrista atual:

Chimbinha
Banda: Banda Calypso
País: Pará
Estilo: All The Metal Styles Of The World
Título recebido: O Deus da Guitarra
Guitarra preferida: Chimba Stratocaster
Música característica: Pra te esquecer ("To Forget You", música plagiada pelo Slipknot que nomeou "Before I Forget")

Chimbinha nasceu na República Separatista do Pará, onde era torturado auditivamente por ritmos caribenhos. Quando Chimbinha começou a tomar a música como profissão, ele escolheu a guitarra como seu instrumento, e viu que portava um grande poder nas mãos. Chimbinha conseguia tocar a guitarra tão rápido que alterava o tempo-espaço a sua volta, chegando rapidamente à velocidade da luz, e fazendo viagens no tempo. É por este motivo que Chimbinha é o maior guitarrista do mundo, pois consegue fazer viagens no tempo, tamanha sua velocidade e habilidade nas 6 cordas elétricas.

Com este grande poder nas mãos, Chimbinha aproveitou seu talento incomum e influenciou bandas que nasceram antes dele, deixando rastros de sua existência no passado. Algumas obras que ele fez:

- Chimbinha inventou a técnica No Hands, onde o guitarrista toca a guitarra sem as mãos (técnica também conhecida como "playback"). Ele até tentou ensinar o truque à Eric Clapton, mas este só conseguiu fazer o Slow Hand. Os únicos que aprenderam a técnica No Hands foram Júnior (a irmã siamesa de Sandy) e Kiko do KLB.
- "Through The Fire And Flames na verdade" é um cover da música "Chama Guerreira" do Calypso.
- O Calypso não tem nenhuma música do Guitar Hero porque Chimbinha usa muitas notas, umas 394858[...]326 por segundo, e seria impossível uma pessoa clicar todos aqueles botõezinhos do videogame. Os cartões de memória teriam 5474 terabytes.


O projeto que ficou no papel

- Chimbinha levou todas as práticas do Forró e o Sertanejo às bandas True Metal antigas, principalmente o visual.

Sem comentários: